Política

VÍDEO: Flavio Dino reage a caso de xenofobia vivido por brasileira e faz "cobrança" a Portugal

Ministro da Justiça disse que brasileiros têm direito de invadir o país por "reciprocidade"

Jamile Ferraris/MJSP
Jamile Ferraris/MJSP

O ministro da Justiça, Flávio Dino, reagiu ao caso de xenofobia cometido por uma cidadã portuguesa contra outra brasileira, na segunda-feira (6), na cidade do Porto, norte do país europeu. Na oportunidade, imagens gravadas pela própria vítima mostram uma mulher, que se identifica como portuguesa, chamando a brasileira de “porca” e mandando-a “voltar para a sua terra”.

As ofensas xenofóbicas começaram quando a mala de uma amiga da portuguesa caiu no pé da brasileira enquanto elas desciam escadas rolantes. A brasileira disse: “Ai, doeu”, e a portuguesa respondeu: “Doeu? É problema seu”. Então, passou a ofendê-la, dizendo que a mulher “não era bem-vinda em Portugal” (assista abaixo). “Volte para seu país, sua porca”, disse a portuguesa. Em meio ao ataque, a mulher também disse que os brasileiros estão “invadindo Portugal”.

 

 

Nesta terça-feira (7), durante o lançamento dos cursos do Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), em Brasília, Flávio Dino, além de ironizar o comportamento da cidadã portuguesa, fez uma cobrança em tom de ironia a Portugal (veja vídeo abaixo).

“Ela (mulher portuguesa) diz assim no vídeo: ‘Vocês estão invadindo Portugal’. Bom, se for isso, nós temos direito à reciprocidade, porque, em 1500, eles invadiram o Brasil e nós estamos tudo de acordo. Concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite”, afirmou o ministro.