Bahia

Governo da Bahia divulga programação do Novembro Negro; confira

Abertura oficial acontece na próxima terça-feira (7), com apresentações culturais na Concha do TCA

Valter Pontes | Secom
Valter Pontes | Secom

O Novembro Negro 2023 será marcado por uma ampla programação na Bahia, com o objetivo de fortalecer a luta contra o racismo e pela garantia dos direitos da população negra. As ações incluem shows, debates, atos públicos, inaugurações, festivais, feiras e caminhadas, realizadas ou apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e demais órgãos estaduais

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

03 a 05/11: A primeira edição brasileira do festival internacional Liberatum, por sua vez, chega a capital baiana entre os dias 3 e 5, com a presença de lideranças nacionais e internacionais do mundo das artes, tecnologia e negócios.  Entre as iniciativas do Governo do Estado no evento, destaque para a feira de produtos do empreendedorismo negro, da agricultura familiar, do artesanato e da economia solidária, nos dois primeiros dias, das 9 às 18h, no Centro de Convenções.

6/11: Às 16h, a Sepromi inaugura  a loja Afrocolab, no Salvador Shopping. O espaço é o primeiro de uma rede de pontos de comercialização coletivos de produtos e serviços de afroempreendedores, que serão implantados no Pelourinho, estações de metrô, aeroportos, rodoviárias e shoppings centers.

07/11: Às 16h, acontece a apresentação do Bando de Teatro Olodum e os shows de Ilê Aiyê – com participações de Dão e Ana Mametto –, Banda Didá, Cortejo Afro e Yayá Muxima na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Além das atrações artísticas, o público poderá prestigiar a Feira de Empreendedorismo Negro montada na entrada do espaço.

Na oportunidade, serão assinados o primeiro contrato do CrediAFro,  linha de crédito exclusiva para negócios liderados por pessoas negras, e um dos termos de fomento do Edital de Empreendedorismo Negro, que contou com um investimento superior a R$ 4 milhões. O acesso ocorrerá mediante doação de 1kg de alimento para o Programa Bahia Sem Fome.

08 e 09/11: O Fundo de População da ONU (UNFPA), a Uneb e a Sepromi organizam o "Seminário Sem Deixar Ninguém para Trás: uma perspectiva antirracista em saúde", no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional, localizado no campus do Cabula.

15/11: O Coletivo de Terreiros do Engenho Velho da Federação realiza no dia 15, às 14h, a 19ª Caminhada pelo Fim da Violência e do Ódio Religioso, com concentração no final de linha do bairro. 

18 e 19/11: O Afropunk – maior festival de cultura negra do mundo – reúne artistas como Carlinhos Brown, Djonga, Victoria Monét, Alcione e BaianaSystem, em sua terceira edição brasileira, sediada no Parque de Exposições de Salvador.

20/11:  7h- União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) promove a 15ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé. 

14h- A 20ª Caminhada da Liberdade, inciativa do Fórum de Entidades Negras, realiza concentração em frente à Senzala do Barro Preto, no Curuzu.

16h- A Coordenação de Entidades Negras (Conen) organiza a 42ª Marcha Zumbi e Dandara dos Palmares, saindo da Praça do Campo Grande.

Também no dia 20, ocorre a abertura do Festival Afrofuturismo – Ano V, maior evento de Inovação e Diversidade da América Latina, que acontece simultaneamente em dez espaços do Centro Histórico até 21 de novembro. Promovido pela organização social Vale do Dendê, o evento conta com painéis temáticos, apresentações culturais e ações afroturísticas. 

21 e 22/11: O Colóquio Internacional de Embaixadores Africanos tem início no dia 21, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea, com apresentações do Balé Folclórico da Bahia e de Lazzo Matumbi. O encontro acontece no Novotel, localizado no bairro do Rio Vermelho.

23 a 25/11: Encontro da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

29 e 30/11: A Feira do Empreendedorismo Negro e de Artesanato da Bahia e a V Semana Moa do Katendê