O governo do estado anunciou ontem que todos os estudantes que moram na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e estudam na capital, ou vice-versa, passarão a ter o benefício da meia passagem também no metrô.
A concessão do benefício no sistema de transporte público metroviário intermunicipal, que deve chegar a Lauro de Freitas em até dois anos, faz parte das alterações assinadas pelo governador Rui Costa (PT) no Decreto nº 16.520/2015.
Podem utilizar a meia passagem no metrô os alunos regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio e em cursos de Educação Profissional, além dos graduandos em instituições de ensino superior, também regularmente matriculados e que residam na RMS e estudam em Salvador ou que morem na capital e estudem em municípios da Região Metropolitana.
As instituições de ensino, por sua vez, devem cadastrar no serviço metroviário e manter atualizadas as listas de estudantes matriculados para garantir o benefício da meia passagem a todos os alunos.
Número de usuários de ônibus caiu 15%
O número de pessoas que pegam ônibus em Salvador caiu cerca de 15% este ano, em comparação com 2015. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, no ano passado, cerca de 1,3 milhão de passageiros usavam o sistema de transporte público municipal todos os dias. No entanto, ele não atribui a diferença ao uso de outros modais, como o metrô, e sim à crise econômica que o Brasil enfrenta.
“Salvador é um lugar que depende muito da construção civil e de serviços. E isso é muito mais o reflexo da crise”, opinou o titular da Semob. Segundo ele, pesquisas internas do órgão indicam que as pessoas têm saído menos de casa por conta disso.
Foto :Reprodução