Política

“Prefeitura joga no colo dos estudantes a responsabilidade de Morar Melhor”, critica Sílvio Humberto

Vereador criticou anúncio feito por Bruno Reis (União) sobre contemplar estudantes do 2º ao 9º ano da rede municipal

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O vereador Sílvio Humberto (PSB) criticou o anúncio feito pelo prefeito Bruno Reis (União) sobre contemplar estudantes do 2º ao 9º ano da rede municipal de ensino que tiverem o melhor desempenho com a reforma da casa, através do programa Morar Melhor.

Segundo o edil, aparentemente parece uma boa iniciativa, mas na prática, se trata de uma transferência de responsabilidade a quem não deveria ter essa atribuição. 

“Essa decisão, certamente, não considerou os determinantes sociais no desempenho escolar, já que é justamente a vulnerabilidade da moradia e outros fatores, como a falta de água encanada, dificuldade de acesso à internet, esgoto a céu aberto, alimentação inadequada ou escassa, que acabam por refletir no comportamento e afetar um melhor progresso educacional do aluno em um ambiente escolar", justificou. "Não é o estudante quem tem que se esforçar para garantir moradia digna; isso é dever da Prefeitura", completou. 

Sílvio ressalta a importância de se investir na educação pública em articulação e escuta com quem está e faz o chão da escola. 

"Cabe ao gestor municipal a realização de visitas às escolas concomitante ao diálogo com a comunidade escolar.  Essa medida é absurda também porque se baseia na meritocracia, que tem como base o  esforço pessoal para recompensas, mas como um estudante que precisa ajudar sua família catando latinha ou vendendo na praia vai conseguir ser competitivo?", questionou.

"A Prefeitura de Salvador, com essa medida, endossa as desigualdades na sala de aula e assina o recibo da falta de consciência com a realidade da população,  acreditando que o pouco que oferece é muito", concluiu.