A eleição para o próximo biênio da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) só ocorrerá em fevereiro de 2025. Entretanto, nos bastidores nomes já começam a surgir para o cumprimento do biênio 25/27.
O deputado estadual Hilton Coelho (Psol) revelou que vai lançar o seu nome para o posto. “O Psol terá candidatura, que seja menor, mas que tenha influência direta da participação popular”.
Hilton se colocou contra a possibilidade de reeleição do atual presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD).
“Não acho uma boa alternativa do ponto de vista da trajetória, não que eu tenho algo contra o deputado Adolfo menezes em particular, foi alguém que teve uma postura respeitosa com as diversas forças política, mas aqui existem problemas crônicos do legislativo baiano que permanecem, o primeiro é a questão da democratização do processos legislativo que precisa de reunião de colégios de líderes para se definir a pauta para que a imprensa saiba o que será discutido. Tem tanta dificuldade nessa casa de sabermos o que será debatido e ainda o aprofundamento dos debates que poderiam ser maiores se tivesse uma indução maior.
Para que Adolfo possa disputar um terceiro mandato será preciso uma alteração na Constituição estadual. Em outra ocasião, Adolfo Menezes negou a possibilidade de uma alteração na Constituição do Estado para se lançar candidato mais uma vez.