Diplomatas que tem acompanhado de perto a situação de 28 brasileiros que estão na Faixa de Gaza fizeram um grave alerta sobre a situação deles em meio a guerra entre Israel o grupo separatista Hamas.
Segundo eles, o grupo – que conta com uma idosa e 15 crianças – pode morrer de fome caso fracasse a tentativa do governo brasileiro de evacuá-las do território pela fronteira com o Egito.
Conforme a Folha, informações recebidas pelo governo Lula (PT) apontam que a situação é desesperadora. A estimativa é a de que os estoques de comida de uma Agência ligada a ONU para a Assistência aos Refugiados da Palestina vão durar apenas mais quatro dias.
Isso porque, em meio ao cenário de conflito, Israel bloqueou todas as entradas ao território, e a alimentação não está chegando. Além disso, o país do Oriente Médio já avisou que não haverá luz, comida e nem mesmo água para Gaza enquanto o Hamas mantiver reféns no território.
No meio deste cenário, o garoto Bader Monir Bader, de apenas 11 anos, gravou um vídeo (veja abaixo) afirmando querer voltar para o Brasil, temendo pela segurança dele e dos familiares na Faixa de Gaza.
"Nessa escola eu me senti com muita segurança, porque aqui a gente não pode morrer. Aqui, o chão é limpo. Tudo é limpo. Muito obrigado, Brasil", diz o jovem.
Garoto de 11 anos grava vídeo pedindo para deixar Faixa de Gaza: 'a gente pode morrer' pic.twitter.com/N6KrYP9yAT
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) October 12, 2023