Política

Qualidade das contas públicas da Bahia é reconhecida com nota máxima pelo Tesouro Nacional

A classificação da Bahia tem como referência o desempenho das contas públicas no ano de 2022

Antonio Queirós/GOVBA
Antonio Queirós/GOVBA

As contas do Estado da Bahia receberam a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), na avaliação sobre a Capacidade de Pagamento (Capag) dos estados e municípios brasileiros. 

Além de constituir um reconhecimento importante quanto à qualidade das contas públicas e à eficiência do equilíbrio fiscal, a conquista da "Capag A" amplia as condições de acesso do Estado ao aval da União na contratação de operações de crédito destinadas a novos investimentos.

A classificação da Bahia, tendo como referência o desempenho das contas públicas no ano de 2022, está no site Tesouro Nacional Transparente

De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o resultado irá viabilizar a ampliação do programa de investimentos do governo baiano. Ele ressalta o compromisso com o gasto público e destaca que a Bahia é o segundo estado com maior volume de investimentos no Brasil, atrás apenas de São Paulo.

"Periodicamente, o Ministério da Fazenda  avalia os indicadores de potencial de todos os estados e municípios de poderem ir ao mercado, captar recursos. Isso é com base no rigor fiscal, na qualidade do gasto, no volume de recursos que nós investimos […] Eu quero reafirmar aqui, o lugar que a Bahia exerce hoje, de executar bem os recursos, com rigor fiscal, sem exageros, mas com uma característica", avaliou o governador. 

"Esse rigor fiscal não pode ficar com a cofre sendo bem administrado, se a gente chegar na ponta, fazendo inclusão, levando o desenvolvimento para o interior. Ontem foi um dia muito feliz quando foi publicado o resultado das contas públicas do Estado. A Bahia, mesmo não sendo o estado que mais arrecada no Brasil, é um estado que mais investe. E a gente investe em educação, em segurança pública, em estradas, em água, em habitação, justamente por isso, porque a gente tem um rigor na qualidade do gasto", completou.