Política

PT baiano faz avaliação sobre preparação do partido para as eleições municipais de 2024

Preparação do PT Bahia para eleições 2024 é marcada pela unidade política

Divulgação
Divulgação

A Executiva do Partido dos Trabalhadores da Bahia se reuniu nesta terça-feira (10) para fazer um balanço dos Encontros Territoriais, promovidos de abril a agosto, das Plenárias Municipais, que estão sendo realizadas para organizar e preparar a legenda para as eleições municipais de 2024, e do Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX).

Na ocasião, os membros do partido avaliaram que os encontros nas cidades baianas realizados até agora mostraram muita unidade e pouca disputa política entre os postulantes a presidentes dos Diretórios Municipais. Dos 99 PEDEXs, há apenas 19 disputas, o que mostra o quadro de unidade partidária. 

"Essas rodadas dos Encontros Territoriais e das mais de 200 plenárias em diversos municípios baianos mostraram o quanto o PT está cada vez mais unido, fortalecido e muito empenhado em se planejar para chegar mais preparado nas eleições municipais do próximo ano", afirmou o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares

"Vamos continuar trabalhando juntos para termos um partido cada vez mais unificado que nos possibilite ter candidaturas competitivas e propositivas e, assim, junto ao governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula continuar transformando a vida dos baianos e das baianas. Estamos muito confiantes em obter um resultado bastante positivo nas urnas", completou.

Até 29 de outubro, as Plenárias serão promovidas em mais de 350 municípios. O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino, falou sobre a importância do processo de mobilização para a as atividades partidárias. 

“Tivemos muito debate, entendimento e fizemos uma análise positiva dos Encontros Territoriais e das Plenárias. Ainda faltam ser realizadas 137 plenárias, promovemos 62 Processos Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX), restando ainda 37”, informou Jojó. 

Pré-candidaturas

Durante as atividades, o PT diagnosticou 185 pré-candidaturas na Bahia, mas os nomes colocados à disposição serão apresentados para diálogo com a Federação PT, PCdoB e PV e aos partidos aliados, já que as demais legendas também possuem postulantes às prefeituras. 

"Somos o grupo liderado pelo governador Jerônimo e pelo presidente Lula e prezamos pela união, pelo diálogo e consenso. Nosso objetivo é que todos os partidos do nosso campo se fortaleçam conjuntamente", concluiu Éden.