Dois deputados federais da Bahia estão entre os 12 parlamentares que aprovaram um projeto, na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara, que tem o objetivo de proibir o casamento homoafetivo no Brasil.
Entre os votantes a favor do fim do união entre pessoas do mesmo sexo no país, estão os congressistas baianos Pastor Sargento Isidório (Avante) e Rogéria Santos (Republicanos). Além deles, foram favoráveis à proposta: André Ferreira (PL-PE), Chris Tonietto (PL-RJ), Clarissa Tércio (PP-PE), Cristiane Lopes (União-RO), Dr. Jaziel (PL-CE), Eli Borges (PL-TO), Filipe Martins (PL-TO), Messias Donato (Republicanos-ES), Pastor Eurico (PL-PE) e Priscila Costa (PL-CE).
Entre os que votaram contra, estão os seguintes deputados: Erika Hilton (PSOL-SP), Erika Kokay (PT-DF), Laura Carneiro (PSD-RJ), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Tadeu Veneri (PT-PR).
O deputado Pastor Eurico (PL-PE), que é relator da matéria no colegiado, propôs a inclusão, no Código Civil, de trecho que define que pessoas do mesmo sexo não podem se casar. O texto também estabelece que o poder público e a legislação civil não podem interferir nos critérios e requisitos do casamento religioso.
O texto agora segue para as comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.