O poeta e músico baiano José Carlos Capinam, de 82 anos, vai receber a Comenda 2 de Julho, a maior homenagem concedida pela Assembleia Legislativa (AL-BA). A medida consta em resolução assinada pelo presidente da Casa, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), e publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial. A iniciativa partiu da deputada Maria Del Carmen (PT).
"A Comenda será entregue em Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, convocada para este fim por seu Presidente, em data e hora a serem estabelecidas em comum acordo com a Mesa Diretora desta Casa", diz um dos artigos da Resolução.
Nascido na cidade de Esplanada, em fevereiro de 1941, José Carlos Capinam tornou-se conhecido nacionalmente como letrista de música popular, parceiro de compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Jards Macalé e João Bosco, entre outros.
No governo Waldir Pires, entre 1987 e 1989, ele exerceu o cargo de secretário da Cultura do Estado. Além disso, é imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 36.