Entretenimento

Museu do Videogame Itinerante chega à Bahia com mais de 350 aparelhos

Entre os dias 7 e 22 de outubro a Bahia vai se tornar a terra do videogame. O Parque Shopping Bahia vai receber o Museu do Videogame Itinerante,

Divulgação
Divulgação

A Bahia vai receber entre os dias 7 e 22 de outubro o Museu do Videogame Itinerante – maior evento desse tipo no Brasil. Com mais de 350 aparelhos de todas as gerações para exposição e jogos, o espaço armado no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, terá entrada gratuita. O horário de visitação é das 15h às 21h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h aos domingos e feriados.

Além da exposição de videogames históricos como o Magnavox Odyssey, o primeiro aparelho produzido no Brasil, o Museu do Videogame Itinerante traz uma série de novos aparelhos como PlayStation 5, XboxSeries, Nintendo Switch.

A exposição conta com uma jornada cronológica e apresenta marcos históricos importantes na história dos videogames, passando pelo nascimentos dos jogos eletrônicos, os impactos desses aparelhos na cultura pop e a reinvenção dos consoles. O Museu do Videogame Itinerante integra a programação do mês das crianças no Parque Shopping Bahia, mas será uma experiência para todas as idades. 

“Os videogames são parte importante desse processo de evolução tecnológica que vivemos nos últimos anos e seu impacto na cultura pop são um marco para entendermos essas transformações. Não só crianças, mas adultos de todas as idades vão se encantar com o museu”, pontua a superintendente do Parque Shopping Bahia, Lulie Najar. 

Na programação, além da exposição, o público vai poder participar de uma série de torneios dos mais diferentes tipos: Guitar Hero, Just Dance, Bomba Patch, Mario Kart, Street Fight e, claro, para os amantes de futebol, o clássico FIFA na versão 2023, entre outros games. 

As inscrições para os torneios serão disponibilizadas via aplicativo do Parque Shopping Bahia, sempre 1h30 antes da competição. Para fechar com chave de ouro a programação, em 22 de outubro, último dia do museu no shopping, um concurso de Cosplay vai movimentar o local. 

Segundo dados da Euromonitor, cerca de 74% dos brasileiros e brasileiras se declararam adeptas de jogos eletrônicos no ano passado. O negócio de games no Brasil movimentou US$2,4 bilhões em 2022. O levantamento mostra ainda que as mulheres representam a maioria do público gamer no país, totalizando 51%.