Um boletim médico divulgado neste sábado (30) informou que o presidente Lula (PT) caminhou e realizou sessões de fisioterapia, um dia após realizar cirurgia no quadril. O Chefe do Executivo Federal está internado em um apartamento do Hospital Sírio Libanês, em Brasília.
Na última sexta-feira (29), o presidente foi submetido a uma cirurgia para tratar um problema no quadril. Ele vinha se queixando de dores na região desde o período eleitoral. Além do procedimento no quadril, Lula também realizou uma cirurgia para retirar o excesso de pele das pálpebras, denominado de blefaropastia.
Segundo o boletim médico, “[Lula] passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia. Permanece internado em apartamento, e sob cuidado das equipes do prof. dr. Roberto Kalil Filho, da drª Ana Helena Germoglio e prof. dr. Giancarlo Cavalli Polesello”, diz.
A equipe médica também informou que Lula terá condições de pisar firme com os pés no chão em breve, mas precisará utilizar um andador para melhor equilíbrio. O presidente deve permanecer no hospital até a próxima terça-feira (3), com a possibilidade de sair um dia antes, em caso de uma pronta recuperação.
Depois da cirurgia, a expectativa é a de que ele fique ao menos três semanas trabalhando de casa, o Palácio da Alvorada. Segundo interlocutores no Palácio do Planalto, Lula optou por realizar a cirurgia na capital federal porque pretende se recuperar na residência oficial e voltar a trabalhar assim que for possível