Após 148 dias de paralisação, a greve dos roteiristas de Hollywood chegou ao fim nesta terça-feira (26). A trégua acoteceu após um acordo provisório entre a Associação de Escritores da América (Writers Guild of America) e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers);
Sendo assim, retorno ao trabalho aconteceu nesta quarta (27), mesmo sem a votação da ratificação final, que acontecerá entre 2 e 9 de outubro. Ao longo desta semana, a WGA realizará reuniões para discutir os detalhes do contrato.
É esperado que devido ao apoio entusiástico do comitê de negociação do WGA, o acordo seja facilmente ratificado por todos os profissionais representados pelo sindicato.
Entre as exigências dos trabalhadores estão o aumento de remuneração, um novo requerimento de níveis mínimos de profissionais nas salas de roteiristas de TV, melhorias nas condições de pagamento dos roteiristas e de residuais do streaming, além de proteções e restrições sobre o uso de inteligência artificial no processo de escrita.