O ministro Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), descartou a possibilidade de uma intervenção federal na Bahia. Durante cerimônia que concedeu a medalha da Ordem do Mérito ao Padre Júlio Lancellotti, em São Paulo, neste domingo (24), ele afirmou que o Governo do Estado já está agindo.
“Não se cogita por uma razão: o governo do estado está agindo. A intervenção federal só é possível quando de modo claro, inequívoco, o aparato estadual não está fazendo nada”, disse em entrevista a GloboNews.
Dino afirmou que a pasta está em diálogo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner. Segundo ele, é esperado que as operações sejam aperfeiçoadas através do acordo de cooperação entre a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal (PF), que resultou na criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).
"É um quadro muito desafiador. O que nós fizemos foi fortalecer a presença da Polícia Federal, sobretudo visando a pacificação. No sentido amplo da palavra 'intervenção', claro que há, no sentido da presença. A presença está sendo ampliada, mas em parceria com o governo do estado", explicou Dino.