Política

Congresso em Foco: nenhum deputado baiano se destaca em voto popular; Wagner e Otto levam no Senado

O ranking foi divulgado ontem pelo site Congresso em Foco. As três primeiras colocações são de membros do PSOL de São Paulo: Sâmia Bonfim, Erika Hilton e Guilherme Boulos. 

Divulgação
Divulgação

A votação aberta na internet para escolher os melhores deputados federais do país não resultou em premiação para nenhum dos 39 parlamentares da Bahia. 

O ranking foi divulgado ontem pelo site Congresso em Foco. As três primeiras colocações são de membros do PSOL de São Paulo: Sâmia Bonfim, Erika Hilton e Guilherme Boulos. 

A lista inclui 25 parlamentares, mas, como dito acima, nenhum baiano. 

Já no Senado, com "nota de corte" menor, dois baianos apareceram entre os 15 mais votados: líder do governo, Jaques Wagner (PT) foi o sexto, 30 mil votos. Em 13º está Otto Alencar, com 9 mil menções. O primeiro colocado foi o senador do PT do Espírito Santo Fabiano Contarato, que teve 60 mil votos. Ele aparece seguido por Randolfe Rodrigues (AP) e Humberto Corta (PT-PE). 

De acordo com o site Congresso em Foco, o sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema. Além do público, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. O júri também indicou os melhores na Defesa da Educação, categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, e no Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade. O grande vencedor na Defesa da Educação foi a deputada Dandara (PT-MG). Já no Clima e Sustentabilidade, foi o deputado Nilto Tatto (PT-SP).

Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.