O líder do PSD no Senado, Otto Alencar, foi eleito nesta quinta-feira (21), um dos seis melhores senadores do Brasil. O prêmio Congresso em Foco que ocorre anualmente, é concedido aos parlamentares da Câmara dos Deputados e Senado Federal que mais se destacaram a cada ano, com projetos e ações relevantes. Concorreram ao prêmio parlamentares ficha limpa, que não são alvos de denúncia criminal e não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
Pela sexta vez, Otto Alencar teve o trabalho reconhecido e foi indicado na lista dos melhores do Congresso Nacional em três principais categorias do Prêmio Congresso em Foco: Melhores do Senado; Defesa da Educação e Clima e Sustentabilidade.
Este ano, a premiação completou 16 edições realizadas e, pela primeira vez, apenas um júri especializado (formado por representantes do terceiro setor e das áreas empresariais, trabalhista e acadêmica, além de um integrante do Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora do evento) votou nas categorias especiais (Defesa da Educação/ Clima e Sustentabilidade). Já o público pode escolher, pela internet, os “Melhores do Senado” e “Melhores da Câmara” de cada região do país.
A entrega do prêmio, na noite de ontem, foi realizada em Brasília. Otto Alencar foi eleito em três categorias: Os 6 melhores do Senado pelo júri de jornalistas, Melhores do Senado pelo júri geral e Melhores do Senado pelo voto popular “Mais uma vez fui escolhido, um dos melhores senadores do país e cada premiação entregue tem um valor especial, é resultado de muito trabalho. Para mim é um grande orgulho ser referência para a Bahia e no Senado Federal. O meu muito obrigado”, enfatizou Otto Alencar que acompanhou a premiação de casa, em Salvador.
Reeleito em 2022, para seu segundo mandato no Senado Federal, Otto Alencar atua, fortemente, em defesa da saúde, dos trabalhadores, e nas questões ambientais. Além disso, mais recursos para estados e municípios são as prioridades e as bandeiras de seu mandato. Médico, com mais de 35 anos de vida pública, o trabalho de Otto Alencar foi destaque nacional durante a CPI da Covid, em 2021.
O senador também teve grande atuação como presidente da CAE – Comissão de Assuntos Econômicos ano passado. Agora em 2023, foi relator de diversos projetos, inclusive, do CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, que teve aprovado o retorno do voto de qualidade para a União e sancionado nesta quinta pelo presidente Lula, além de atuar em seis comissões na casa, entre elas a de Meio Ambiente. Também em 2023, foi relator de outros PLs, como o que inclui empreendimentos de economia solidária no rol de beneficiários dos recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.