Política

"Jovens que foram recrutados pelo tráfico eram crianças quando o PT iniciou governo", dispara Alan Sanches

Deputado diz haver uma relação direta entre a falta de investimento em políticas sociais e na educação e o avanço da criminalidade

Divulgação
Divulgação

Líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) disse, nesta quinta-feira (21), haver uma relação direta entre a falta de investimento em políticas sociais e na educação e o avanço da criminalidade que se observou na Bahia nos últimos anos.

“Muitos jovens que estão hoje na criminalidade e que foram recrutados pelo tráfico de drogas eram crianças quando o PT começou a governar a Bahia. Se realmente eles tivessem investido em políticas sociais, o cenário hoje seria bem diferente. Isso mostra a falência dos programas sociais, que não atingiram o objetivo esperado, e agora a sociedade paga um preço alto por isso”, pontuou Alan Sanches.   

“A gente vê a turma do governo com um discurso muito bonito de que não se faz segurança pública apenas com o trabalho da polícia, que é preciso ação social, educação, cultura, esporte e lazer, mas o que chama atenção é que eles estão há 17 anos no poder e não fizeram nada do que dizem”, acrescenta Sanches.

Na quarta (20), durante reunião dos deputados estaduais com a cúpula da Segurança Pública na AL-BA, o líder da oposição cobrou mais investimentos do governo e pediu também aumento do efetivo policial, que atualmente está abaixo do mínimo necessário. De acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), entre civis e militares, a Bahia tem 35 mil policiais, quando deveria ter 53 mil.  

“Os deputados da base do governo todos concordam que não se faz segurança pública apenas com policiamento ostensivo, mas as ações de longo prazo não foram feitas pelo próprio PT que governa a Bahia pela quinta vez seguida”, completou Alan Sanches.