Política

Lula e Biden lançam "Coalização global para o Trabalho"

Após o encontro, Lula afirmou ser o "renascimento das relações", e caminhou para um segundo momento com o chefe norte-americano, onde lançaram uma “Coalizão Global pelo Trabalho", que tem o objetivo de fortalecer os direitos para trabalhadores por aplicativos. 

Metrópoles
Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um encontro bilateral nesta quarta-feira (20) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Bieden. Após o encontro, Lula afirmou ser o "renascimento das relações", e caminhou para um segundo momento com o chefe norte-americano, onde lançaram uma “Coalizão Global pelo Trabalho", que tem o objetivo de fortalecer os direitos para trabalhadores por aplicativos. 

Os presidentes assinaram um "comprimisso mútuo", que conta com cinco pontos:

1. Proteger os direitos dos trabalhadores, tal como descritos nas convenções fundamentais da OIT [Organização Internacional do Trabalho], capacitando os trabalhadores, acabando com exploração de trabalhadores, incluindo trabalho forçado e trabalho infantil;
2. Promoção do trabalho seguro, saudável e decente, e responsabilização no investimento público e privado;
3. Promover abordagens centradas nos trabalhadores para as transições digitais e de energia limpa;
4. Aproveitar a tecnologia para o benefício de todos; 
5. Combater a discriminação no local de trabalho, especialmente para mulheres, pessoas LGBTQI e grupos raciais e étnicos marginalizados.