Política

Viúva interrompe sessão na Câmara de Salvador e faz apelo para receber direitos trabalhistas de marido

O presidente da Casa ouviu o relato da mulher, junto com os vereadores presentes. Em seguida, ela foi acolhida por vereadores da base do prefeito Bruno Reis (União).

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

A sessão na Câmara de Salvador foi interrompida na tarde desta segunda-feira (18) após uma mulher passar pela segurança do local e entrar no Plenário Cosme de Farias. Ela se identificou como Marta Alice Gomes de Jesus, viúva de um agente da Transalvador, que morreu em julho de 2020, vítima da Covid-19. 

Na transmissão ao vivo realizada pela TV e Rádio Câmara pelo YouTube, é possível ver o momento em que a mulher interrompe a fala do presidente da Casa Legislativa, vereador Carlos Muniz (PSDB), e denuncia que, há três anos, busca junto ao município de Salvador receber direitos trabalhistas do esposo, mas tem enfrentado dificuldades. 

"Eu sou uma viúva que busca até hoje os direitos (inauvídel) que o meu marido trabalhou para que eu tivesse direito. Eu estou há três anos buscando essa pensão, e até hoje não vi sequer (inaudível) […] Há três anos eu estou pleiteando o que meu marido tem direito para receber. Eu não estou aqui pleiteando cargos, estou aqui pleiteando direitos", disse. 

A mulher afirmou, ainda, que seu esposo, que não teve a identidade divulgada, trabalhou por 34 anos como servidor da prefeitura de Salvador, lotado na Transalvador, mas que seu nome não constava no cadastro geral de funcionários públicos, dificultando a entrega de eventuais benefícios. 

O presidente da Casa ouviu o relato da mulher, junto com os vereadores presentes, e por representates do movimento S.O.S Buracão, que também ocuparam o Plenário nesta segunda. Em seguida, a mulher foi acolhida por vereadores da base do prefeito Bruno Reis (União). 

Assista à sessão: