Bahia

Operação Faroeste: ex-juiz do TRE é alvo de trabalhos da PF nesta quinta-feira

PF deflagrou, nesta quinta-feira (14), uma nova operação vinculada à Faroeste

Divulgação/TRE-BA
Divulgação/TRE-BA

O filho da desembargadora Lígia Maria Ramos, o ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Rui Barata Filho, é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta quinta-feira (14) e vinculada a Operação Faroeste.

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na residência de advogados em Salvador, segundo o Bahia Notícias. A "Faroeste" investiga um esquema de venda de sentenças no Oeste da Bahia, envolvendo desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do estado (TJ-BA), advogados e proprietários de terra.

Lígia Cunha, inclusive, foi uma das magistradas que foram alvo das ações e acabou sendo afastada da Corte baiana – em agosto deste ano, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido da desembargadora para retornar ao exercício do cargo. Já em dezembro de 2020, ela chegou a ser presa preventivamente.

Rui Barata Filho foi citado em uma gravação entre o advogado Júlio Cesar Cavalcanti, delator da Operação Faroeste, e o filho da desembargadora do TJ-BA Sandra Inês Rusciolelli, Vasco Rusciolelli Azevedo, na 5ª fase da força-tarefa. Ele é acusado de envolvimento no esquema de corrupção que envolve a disputa judicial de mais de 300 mil hectares de terra no oeste baiano.