O 1º Festival RoZê São Joaquim será realizado em outubro, nos dias 7 e 8 de outubro, em Salvador. O projeto tem como marca o acolhimento de sonhos, de iniciativas empreendedoras, e estímulo ao potencial criativo e artístico.
“Nossa edição festiva será ainda mais grandiosa. As portas estão abertas a quem quer fazer parte deste movimento que promove o empreendedorismo e o empoderamento feminino”, diz a jornalista e curadora Brenda Medeiros, que celebra cinco anos da feira feminista de empreendedorismo criativo.
O evento de pré-lançamento acontecerá no dia 26 de setembro para imprensa e convidados. Surgido em setembro de 2018, o BaZá RoZê nasceu na Casa Rosada dos Barris. De lá pra cá, ocupou diversos equipamentos culturais da capital baiana.
“Sou admirador da arte popular, minha esposa é artesã e sei bem as dificuldades que os artistas enfrentam para mostrar seus talentos. A Casa Pia está muito feliz com essa parceria. Acredito que pode ser muito mais do que um evento”, aposta o empresário e gestor da Casa Pia, Rodolfo Tourinho.
Com 15 ambientes climatizados e um auditório com capacidade para 180 lugares, a Casa Pia voltou a abrigar eventos sociais e corporativos como forma de arrecadar recursos para a manutenção do prédio tombado pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e das atividades filantrópicas da Escola Casa Pia de São Joaquim, que funciona no espaço.
A promessa do evento é ocupar espaço e conquistar novos públicos que compartilhem do interesse pela economia criativa e marcas artesanais e autorais. Além da feira com estandes de artesanato, moda, artes visuais, acessórios, utilitários, decoração, gastronomia, a feira promove cultura e entretenimento para todas as idades.
A programação incluirá ainda oficinas, espaços literários e interativos e performances artísticas para crianças e públicos de todas as idades.