O secretário municipal da Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinoco, detalhou em entrevista ao Programa Fora do Plenário, da Salvador FM, nesta terça-feira (12) o novo sistema para o credenciamento de vendedores ambulantes para festas populares de Salvador.
"A grande mudança para este ano, não será mais por ordem de chegada, abrimos um prazo de 30 dias para que todos os interessados se cadastrem e aqueles que tiverem dificuldade, como exemplo acesso à internet, procurem a Prefeitura-Bairro para serem auxiliados nesse processo, criando login e senha para conseguir acesso às festas credenciadas" contou o secretário.
No total, serão oferecidas 8.355 vagas para que os interessados possam trabalhar nas festas da capital baiana entre dezembro de 2023 e o carnaval de Salvador em 2024, sendo válido para o Festival da Virada, Carnaval, Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá e os circuitos pré-carnavalescos Fuzuê, Furdunço e Pipoco.
O cadastramento será realizado exclusivamente pela internet, através do site. As 10 unidades de Prefeituras-Bairro de Salvador contam com guichês para a realização de atendimentos aos interessados que não tem acesso à internet.
Os cadastrados irão passar por uma triagem da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que classifica os ambulantes de acordo com uma pontuação, que leva em contas critérios sociais, de vulnerabilidade e de capacitação profissional.
"Estamos acabando com qualquer tipo de fila, não serão os primeiros que se candidatarem que vão ser contemplados, são critérios muito bem definidos, quem se increveu primeiro não será contemplado de primeira", ressaltou.
Critérios de pontuação
- Ser residente em Salvador (3 pontos)
- Ter participado de evento anterior em que indicou interesse (1 pontos por participação, limitado a 2 pontos)
- Ter certificados de cursos de capacitação ou reciclagem, ocorridos há menos de cinco anos, relacionados com a atividade a ser desenvolvida e ministrados por empresas particulares e entidades ou órgãos públicos (1 ponto por certificado, limitado a 2 pontos)
- Ser chefe de família monoparental feminina (1 ponto)
- Ser idoso ou aposentado (1 ponto)
- Ter sido beneficiado pelo programa Salvador Por Todos (2 pontos).
Confira o passo a passo:
- Acessar o site oficial.
- Clicar em "não sou cadastrado" e preencher formulário (necessário enviar foto, RG e Comprovante de residência. Aposentados, ex-combatentes ou pessoas com deficiência devem apresentar documento de comprovação).
- Deve escolher a festa popular que deseja se cadastrar (é possível escolher mais de uma, mas as inscrições são realizadas de maneira separada)
- O cadastro não dá direito automático a vaga
Assista entrevista na íntegra: