Dezenas de famílias que residem na terceira ladeira do Matatu de Brotas, em Salvador, convivem com o medo de uma tragédia anunciada há mais de um ano. No local, um barranco apresenta risco iminente de desabamento.
A tensão dos moradores da localidade começou em maio de 2022, quando um deslizamento provocou a interdição do tráfego de veículos na rua. Segundo a comunidade, a ação emergencial foi recomendada pela Defesa Civil (Codesal) e pela Superintendência de Trânsito (Transalvador).
Desde então, conforme o morador Alisson Gomes, apenas uma lona foi colocada no local. Em conversa com o Portal Salvador FM, na manhã desta terça-feira (12), pelo menos cinco famílias correm risco direto, "mas pode ocorrer um efeito dominó".
"Se uma tragédia ocorrer a culpa é do prefeito Bruno Reis, que recentemente esteve aqui inaugurando o Morar Melhor, que custou R$ 1 milhão, prometeu que ia fazer a obra e até então nada", reclamou. Alisson explicou ainda que o barro está forçando as residências na parte inferior do terreno.
Outro morador da localidade, Sandro de Freitas ressalta que o problema interfere em serviços básicos para a população.
"Vivemos com esse constrangimento há mais de um ano. O comércio sem poder ser abastecido porque carro não entra. Sem segurança porque viatura não chega aqui. Quando precisamos do Samu temos que levar a pessoa no braço, porque só temos atendimento na via principal", contou.
Também em conversa com a reportagem, o morador de prenome Tiago classificou a situação como "descaso total". "Peço a Deus para proteger o povo que mora aqui", completou. O Portal Salvador FM busca posicionamento da gestão municipal.
*Com informações no local do repórter Paulinho FP
Barranco ameaça desabar em rua interditada desde 2022 no Matatu de Brotas pic.twitter.com/K6vYIfms6W
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) September 12, 2023