Política

Lula vai assinar demarcação de terras indígenas e áreas de proteção

Cerimônia está prevista para a tarde desta terça no Palácio do Planalto

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar, nesta terça-feira (5), novas demarcações de terras e novas áreas de proteção ambiental. As medidas serão assinadas em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, ainda no dia de hoje.

"Hoje é o Dia da Amazônia, dia 5 de setembro é o Dia da Amazônia. Vai ter uma atividade no Palácio do Planalto com a ministra Marina, com a ministra Guajajara, nós vamos demarcar algumas terras indígenas, algumas áreas de proteção ambiental. Vai ter coisa importante para a gente avisar hoje", afirmou o chefe do Executivo federal, nesta terça, durante live semanal transmitida pelas redes sociais.

Em abril, de acordo com o G1, Lula assinou a homologação da demarcação de seis terras indígenas: Arara do Rio Amônia (AC), do povo Arara; Kariri-Xocó (AL), do povo Kariri-Xocó; Rio dos Índios (RS), do povo Kaingang; Tremembé da Barra do Mundaú (CE), do povo Tremembé; Avá-Canoeiro (GO), do povo Avá-Canoeiro; e Uneiuxi (AM), do povo Maku Nadëb.

Foram as primeiras homologações de terras indígenas do terceiro mandato de Lula e, segundo o governo, encerraram um período de cinco anos sem demarcações. A homologação, feita por decreto assinado pelo presidente da República, é o último ato antes do registro formal da terra indígena.