A fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deverá começar a produzir a partir do primeiro trimestre de 2025 – a expectativa era a de que o processo fosse iniciado a partir do segundo semestre do ano que vem.
Conforme o porta-voz da empresa, Alexandre Baldy, houve um atraso com relação ao cronograma inicialmente planejado por causa das burocracias envolvidas na negociação da unidade que abrigou, por mais de 20 anos, a fábrica da Ford.
De acordo com o site Autodata, por conta de questões internas tanto de Ford como de BYD a negociação da fábrica não foi feita de forma direta: chegou-se à solução de o governo do Estado da Bahia comprar a fábrica da Ford e depois repassá-la à BYD.
Depois disso, os chineses passaram a ter acesso à unidade e iniciaram uma avaliação de perto da área construída. A intenção da BYD é utilizar os prédios construídos pela Ford e ampliar a área da unidade, com novas edificações. Segundo Baldy a montadora gostou do que viu até agora “mas vamos mudar todo o layout”.
O assentamento da pedra fundamental está previsto para outubro deste ano.