Política

Edvaldo Brito desmente João Henrique ao falar sobre o metrô de Salvador; assista

Declaração do vereador decano foi feita durante sessão ordinária na CMS

Divulgação/CMS
Divulgação/CMS

O vereador Edvaldo Brito (PSD) desmentiu o ex-prefeito de Salvador, João Henrique, ao comentar sobre a passagem de gestão do metrô da capital baiana para o Governo da Bahia. Na última quarta-feira (30), Henrique afirmou que a mudança foi um ato do também ex-prefeito da cidade, ACM Neto (União).

Na segunda-feira (4), no entanto, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador, o pessedista fez, como o próprio sinalizou, uma “retificação histórica” sobre a questão – vale lembrar que Edvaldo Brito foi vice-prefeito de Salvador durante a gestão de João Henrique.

De posse de diversos documentos e matérias da época, o vereador decano afirmou que as declarações do ex-gestor não procediam, e deixou à disposição dos Anais da Casa as comprovações de quando foi feita a transferência de administração do transporte.

“Não é verdade. Eu trouxe aqui os arquivos de como tudo aconteceu. Desde janeiro de 2010, por deliberação do prefeito, o vice-prefeito estava a frente da questão do Metrô. No dia 20 de janeiro de 2012, o governador Jaques Wagner, o prefeito em exercício Edvaldo Brito e a prefeita de Lauro de Freitas assinaram o convênio passando o Metrô para o Estado da Bahia. Logo depois foi feita uma comissão efetiva, porque havia a necessidade de muitas linhas de ônibus”, disse Edvaldo Brito.

“Eu não vim polemizar, eu só vim trazer essas informações históricas com todos os documentos. O convênio não era nenhum favor, era uma determinação da Lei, que foi publicada em 5 de janeiro de 2012, no sentido que os transportes urbanos deveriam ser um convênio intermunicipal”, acrescentou o edil.