Dados do Instituto Fogo Cruzado fornecidos ao Portal Salvador FM na tarde desta segunda-feira (4) apontam que ocorreram 11 tiroteios na comunidade do Calabar, no bairro de Ondina, e seis no Alto das Pombas, no bairro da Federação, entre os dias 1 de janeiro e o último domingo (3/9). O IFC contabiliza apenas ocorrências registradas em Salvador e Região Metropolitana.
Os 11 tiroteios registrados pelo IFC na comunidade do Calabar resultaram em quatro mortos e quatro feridos. Já na comunidade do Alto das Pombas, os seis tiroteios resultaram em uma pessoa morta e outras quatro feridas. Os dados do IFC ainda não incluem as cinco mortes que ocorreram na nesta segunda nas comunidades após troca de tiros entre policias e suspeitos de integrar facções criminosas.
Localizadas em área central de Salvador, as comunidades vivem momentos de tensão desde o último domingo, quando moradores filmaram homens armados andando pelas ruas das localidades. Ainda nesta segunda, sete pessoas foram feitas reféns, e liberadas pela polícia após intensa negociação com suspeitos. Aulas e atendimentos de saúde da rede municipal de ensino foram suspensas por conta da insegurança no território.