Política

Confira quem são os candidatos para a sucessão de Arthur Lira na Presidência da Câmara; baianos estão entre os cotados

Sucessão acontece apenas em 2025

Divulgação/Câmara dos Deputados
Divulgação/Câmara dos Deputados

Ainda que aconteça apenas em 2025, a sucessão à Presidência da Câmara dos Deputados já vem movimentando os bastidores na Casa Legislativa. Entre os quatro candidatos mais fortes para ocupar o posto que atualmente pertence a Arthur Lira (PP-AL), dois deputados federais são baianos: Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA).

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, no grupo do pepista, em que os partidos mais próximos hoje são o Republicanos e o União Brasil, o favorito é Elmar. 

Um dos aliados mais próximos de Lira, ele é considerado sucessor natural. Porém, ele enfrenta a oposição, entre os aliados, de Marcos Pereira (Republicanos-SP). Pereira tem potencial de crescer no futuro próximo. Assim como o PP, ele está negociando um ministério no governo Lula.

A outra disputa ocorre em paralelo no grupo de partidos mais próximo ao governo, o PSD e o MDB. Gilberto Kassab, presidente do PSD, quer emplacar Antônio Brito como candidato à presidência. O nome dele é bem-visto, mas sua desvantagem, segundo parlamentares, é não demonstrar independência o suficiente em relação a Kassab. 

Outro nome que é citado e poderia agradar ao centro mais alinhado com o governo é do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Ele tem boa interlocução com Lira, mas também agrada ao grupo mais independente de seu partido e agregaria apoio da esquerda.