"Um cenário de guerra". Assim o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, classifica o desabamento de um prédio de três andares na Rua Edson Saldanha, na Baixa do Tubo, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador. A ocorrência que assustou os moradores da localidade foi registrada por volta das 20h deste domingo (3).
Em conversa com o Portal Salvador FM no local*, na manhã desta segunda-feira (4), o chefe da Codesal alertou para a necessidade de acompanhamento profissional nas construções.
"É um cenário de edificação construída sem a técnica devida. Alertamos e reforçamos mais uma vez para as pessoas não construírem sem um profissional habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia) ou pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo)", destacou o gestor, ressaltando que a falta de devido cuidado provoca "vez ou outra um desabamento em nossa cidade".
De acordo com a vistoria preliminar, o imóvel foi construído sobre um canal. Conforme Sosthenes, o resultado poderia ter sido outro caso o prédio estivesse ocupado no momento do desabamento.
"A edificação foi construída sem o acompanhamento de um profissional habilitado, sem engenheiro e sem arquiteto. A informação preliminar é que embaixo tinha uma estofaria ou garagem, algo do tipo. No primeiro andar um locatário e no segundo outro locatário. Nos dois casos não eram moradores proprietários. Ou seja, constroem no afã de colocar para alugar e poderiam ter tirado vidas de duas famílias", observou.
As vistorias seguem no local nesta manhã, com a presença de equipes da Codesal, Sedur (Urbanismo) e Seman (Manutenção), que será responsável pela demolição das partes soltas e liberação da via.
*Com informações no local do repórter Paulinho FP
'Constroem no afã de alugar e poderiam ter tirado vidas', diz diretor da Codesal após prédio desabar https://t.co/7isT8EYB6T pic.twitter.com/M90neoKUky
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) September 4, 2023