Política

PT apresenta projeto polêmico que pode "beneficiar" Dilma Rousseff

Partido, com o projeto, busca uma “reparação histórica” em prol da petista

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

O PT apresentou, no Congresso Nacional, um projeto de resolução pedindo para anular todas as decisões relacionadas ao impeachment da presidente Dilma Roussef (PT). Com a matéria, a legenda busca uma “reparação histórica”.

De acordo com a CNN, que teve acesso ao deocumento, apresentado pelo PT na segunda-feira (28), é pedida a derrubada da decisão do Senado e das sessões da Câmara que aprovaram o impeachment da ex-chefe do Executivo, em 2016.

Na justificativa do projeto, está citado a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que declarou improcedente uma acusação contra Dilma sobre improbidade. Juristas, no entanto, dizem que a Corte não absolveu Dilma, porque não entrou no mérito. Segundo o Tribunal, não cabia ação de improbidade porque Dilma já havia sido julgada pela lei do impeachment.

Contudo, fontes no Congresso ouvidas pela emissora acham difícil a resolução proposta pelo PT ser aprovada mesmo com a reforma ministerial. Eles afirmam que o governo não tem maioria para esse tipo se “revisionismo histórico”.