Uma assembleia do Sindicato dos Rodoviários da Região Metropolitana (Sindmetro) resultou, na manhã de hoje (28), na decisão de decretar um estado de greve. A determinação veio à tona após uma manifestação realizada pela categoria em Lauro de Freitas. De acordo com Mário Cléber, presidente do sindicato, essa medida de paralisação será efetivada até o dia 11 de setembro, em virtude de duas audiências agendadas, sendo uma delas marcada para o dia 5 próximo.
O foco central do movimento, segundo o Bahia Notícias, reside na reivindicação do pagamento das rescisões trabalhistas para 530 rodoviários afetados pelas falências das empresas BTM, VSA e Linha Verde. Estas companhias enfrentaram impactos significativos decorrentes dos desdobramentos da pandemia. "Nós iremos observar rigorosamente esse prazo e retomaremos a pressão sobre a presença do governo estadual, o qual, até então, tem evitado engajar em negociações", afirmou Cléber em declarações ao veículo de notícias Bahia Notícias.
O movimento teve início com uma passeata nesta segunda-feira, com o ponto de partida sendo próximo ao Max, por volta das 7h, e culminando por volta das 10h nas proximidades da Estação Aeroporto. Conforme informações fornecidas pelo sindicalista, a manifestação causou congestionamentos que se estenderam até próximo à linha de pedágio da Linha Verde.