As Loterias CAIXA e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) abrem, nesta quinta-feira (24), a exposição 20 Anos Extraordinários. A mostra celebra as duas décadas de patrocínio do banco ao CPB e reúne obras sensoriais que geram experiências de inclusão ao público, além do acervo fotográfico do CPB. A visitação é gratuita e vai desta sexta-feira (25) até o dia 8 de outubro de 2023 em todos os sete espaços culturais da CAIXA no país: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Composta por fotografias, instalações artísticas, depoimentos em vídeo, narrações históricas e ilustrações táteis, a mostra tem como objetivo transmitir o orgulho nacional aos paratletas e dar visibilidade ao esporte paralímpico. A exposição tem a acessibilidade como premissa e dispõe de pisos táteis, legendas, braile, recursos sensoriais como texturas, aromas e áudios.
Trabalhando movimentos e sensações, a exposição conta com uma área interativa, na qual os visitantes podem experimentar emoções parecidas com as que os atletas sentem nas pistas, quadras e piscinas. Entre as obras, destaque para os bumbos tocados pelo público que emitem não apenas o som, mas vibrações percebidas mesmo por pessoas com deficiência auditiva.
Mais adiante, os visitantes caminham por uma “floresta de medalhas”, e pelos sons das suas batidas, cores e até cheiros, são remetidos às vitórias que o país já conquistou. Outro destaque é a parede de fotografias dos Jogos Paralímpicos de 2020 feitas por João Maia, fotógrafo cego que cobriu o evento.
Além da mostra, o Programa Educativo Gente Arteira apresenta uma agenda de atividades para pessoas com deficiência e suas famílias, e visitas mediadas para grupos nas quais o diálogo é pautado pela diversidade e inclusão. A programação completa pode ser conferida no site da CAIXA Cultural.
Loterias CAIXA e o esporte paralímpico:
As Loterias CAIXA apoiam o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2003, sendo o mais duradouro patrocínio a um comitê nacional na história do paradesporto mundial.
O patrocínio permite a manutenção dos 67 Centros de Referência espalhados pelo país e o atendimento de mais de 3,5 mil atletas, entre iniciação esportiva e alto rendimento.