A cidade de Itabuna, no sul da Bahia, ficou agitada, no início desta semana, com o vazamento de uma lista, em grupos de aplicativos de mensagens, com funcionários "fantasmas" ocupando cargos na Prefeitura da cidade.
No documento, divulgado pelo portal Cacau News, constam nomes completos dos supostos funcionários, data de admissão e salário-base. Estariam envolvidos no esquema políticos, comerciantes, glogueiros, secretários municipais e amigos do prefeito Augusto Castro (PSD) como padrinhos dos contratados.
Ainda conforme a publicação, algumas dessas pessoas residiram em outras cidades da Bahia, outros estados e países. A lista divulgada de contratados teria quase mil nomes. As pessoas estariam recebendo salário com horas extras e gratificações, sem ao menos cumprirem as respectivas cargas horárias.
As reações no meio político itabunense foram imediatas. O vice-prefeito da cidade, Enderson Guinho (União), rompido com Augusto Castro, usou as redes sociais para se manifestar. Ele falou em acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para apurar a questão.
"Muita gente me cobrando uma posição sobre a lista vazada, alguns afirmando que são cargos fantasmas. Como não existem provas de todos os nomes, pois alguns são conhecidos, enquanto outros não, levarei até o ministério público, que já vem investigando a folha de pessoal da nossa prefeitura!", escreveu.
Esclarecimento
Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (22) – confira abaixo na íntegra -, a Prefeitura de Itabuna afirmou que eventual denúncia de ausência de servidor em seu posto de trabalho, será apurada e, caso comprovada, serão tomadas as medidas cabíveis. O documento é assinado pelo secretário municipal de Gestão e Inovação de Itabuna, Moisés Figueirêdo de Carvalho.
"A Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação, vem a público esclarecer acerca da divulgação de suposta lista de servidores municipais que teriam ingressado no funcionalismo público por indicação.
1. A atual administração preza pela lisura e transparência de suas ações. As informações referentes a contratação para o quadro de pessoal da prefeitura, são publicadas no Portal da Transparência, portanto, de livre acesso a todos.
2. Importante destacar, que o atual governo estabeleceu como regra a contratação de servidores por seleção pública. As secretarias de educação e assistência social realizaram processos seletivos para admissão de pessoal. Também nessa gestão, foi anunciado concurso com a oferta de 487 vagas para diversos cargos.
3. Os processos seletivos, bem como a realização do concurso público, contam com ativa participação do Ministério Público do Estado da Bahia, em todas as suas fases.
4. Por fim, cumpre informar à população Itabunense, que esse governo não compactua com ações que causem prejuízo a administração pública, e que eventual denúncia de ausência de servidor em seu posto de trabalho, será apurada e, caso comprovada, serão tomadas as medidas cabíveis."