O governador Jerônimo Rodrigues reiterou nesta segunda-feira (21) o compromisso do governo estadual com a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Segundo o chefe do Executivo baiano, adequações estão sendo cumpridas por conta dos imprevistos surgidos no período na pandemia, além de exigência da Marinha.
"Conversamos com o consórcio, mas demos prazos a eles. Agora que temos o governo federal ao nosso lado podemos fazer isso. Dentro do prazo que eles acharam que podiam fazer os estudos apareceram algumas pendências de qualificar o curso da obra. Quando Rui assinou esse contrato ele girava em torno de R$ 6 a 7 bilhões, com a pandemia, com os insumos e com o mercado cambial sendo elevado, essa obra chega hoje perto de R$ 13 bi. Portanto é preciso fazer uma equalização e nós entendemos isso", disse Jerônimo à imprensa.
Jerônimo também ressaltou que o estado ajuda o consórcio formado pelas empresas CCCC (China Communications Construction Company) e CR20 (China Railway 20 Bureau Group) nas etapas de dragagem e sondagem.
"Assim que tivermos essas repostas nós vamos poder dizer que vai iniciar a obra, colocar data e hora marcada, e algum empecilho que a gente perceba que vai demorar muito, podem ter certeza que eu tomarei a decisão de distratar e fazer um novo processo de licitação. Com isso, quero que entendam, não estou aqui anunciado distrato, para ser honestos conosco, estamos recolocando na mesa para que esse prazo seja restabelecido
O governador ressaltou que não há 'crise estabelecida com órgãos de controle' para construção da ponte. "Neste momento temos tranquilidade de dizer que nós vamos iniciar essa obra, e caso não de certo a gente vai rever o contrato", pontuou.
Na semana passada, o governo estadual formalizou o fim do acordo com o Consórcio Skyrail Bahia, responsável pela implantação do Monotrilho no Subúrbio de Salvador