Após bloqueio do Bolsa Famíla de mais 25.770 beneficiários realizado pelo Governo Federal nos primeiros sete meses de 2023, a Prefeitura de Salvador aumentou o número de atendimentos do Cadastro Único nos postos fixos, mutirões sociais e CadÚnico Itinerante disponibilizados em pontos estratégicos da cidade.
Segundo a administração soteropolitana, nos últimos 30 dias, de 19 de julho a 19 de agosto, a Prefeitura de Salvador realizou mais de 60 mil atendimentos do Cadastro. Durante o mesmo período em que o Bolsa Família foi bloqueado, a Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), registrou um crescimento superior a 82% nos atendimentos do Cadastro Único em comparação ao ano anterior.
Conforme a Sempre, um total de 269.458 atendimentos foi realizado em todos os postos. O titular da Sempre, Júnior Magalhães, criticou o bloquio do benefício por parte Governo Federal para os soteropolitanos.
"Essa medida não apenas gera um impacto negativo imediato nas condições de vida dessas famílias, mas também revela uma desconexão preocupante entre as políticas públicas de assistência social e o bem-estar da população mais necessitada. O bloqueio do Bolsa Família em um cenário já fragilizado pela crise econômica e sanitária ressalta a importância de políticas públicas mais sensíveis e abrangentes. A segurança social deve ser uma prioridade, garantindo que nenhum cidadão seja deixado para trás”, avaliou Magalhães.