Um dos quatro criminosos envolvidos no sequestro de um comerciante no bairro de Nazaré, em Salvador, no sábado (12), foi beneficiado com a saída temporária do Dia dos Pais. O suspeito e mais três comparsas morreram em confronto com equipes das polícias Civil e Militar, no bairro de Valéria.
De acordo com a assessoria da PC, José Mateus Monteiro de Oliveira, de 27 anos, cumpria pena na Colônia Penal Lafayete Coutinho e deixou a unidade na terça-feira (8).
Ainda segundo a Polícia Civil, o outro resistente identificado é Lucian Dias Santos, de 34 anos, cujo histórico criminal registra passagens por violência doméstica e familiar, além de roubo. Os demais resistentes à ação dos policiais ainda não foram identificados.
Com o grupo foram apreendidos uma pistola ponto 40, dois revólveres calibres 38 e um 32, além de munições dos diversos calibres. Conforme as informações iniciais, os autores integravam uma facção criminosa.
Resgate
O comerciante sequestrado foi resgatado, socorrido e levado aos familiares por policiais do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). Durante as ações, que contaram com o apoio de guarnições da Polícia Militar, quatro homens entraram em confronto com os policiais, foram feridos, socorridos para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram.
O primo da vítima agradeceu aos policiais. “Temos que reconhecer todos os esforços realizados durante todo o dia, para identificação do paradeiro do meu primo. Também reconhecer a qualidade e o empenho destes policiais para que meu familiar regressasse a casa são e salvo. Sem dúvida para filhos do meu primo será um dia dos pais muito especial”, afirmou. A vítima passou por exames de lesões e o material apreendido foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
As ações tiveram o apoio de policiais militares das Rondas Especiais (Rondesp), Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 31ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM, e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).