Polícia

PF e SSP firmam acordo de 2 anos para cooperação no combate ao crime organizado na Bahia

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) fortalecerá a já existente cooperação

Haeckel Dias / Ascom-PC
Haeckel Dias / Ascom-PC

A Polícia Federal na Bahia e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia lançam nesta sexta-feira (11) a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). O acordo será firmado no auditório da sede da Polícia Federal em Salvador.

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) fortalecerá a já existente cooperação técnica e operacional entre os dois órgãos, objetivando a intensificação, em caráter especial, do enfrentamento às organizações e associações criminosas, nas suas manifestações de grave ameaça à ordem e à segurança pública nacional. 

A medida tem foco principal no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos, visando a descapitalização dos grupos criminosos, recuperação de ativos e repressão à lavagem de dinheiro.

O prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica será de dois anos, a partir da assinatura ou da publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, mediante a celebração de aditivo.