Bahia

Programa Brasil Mais Empreendedor chega à Salvador com cursos e consultorias gratuitas

Iniciativa liderada pela Conaje em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços é destinada a jovens baianos em situação de vulnerabilidade social

Divulgação
Divulgação

O Programa Brasil Mais Empreendedor, que tem como objetivo fomentar a criação de novos negócios ou capacitar pequenos empreendedores em fase inicial de projeto, por todo o território brasileiro, chega à Bahia para realização de cursos formativos e consultorias gratuitas. 

O projeto é voltado a jovens entre 17 e 39 anos, preferencialmente mulheres, residentes na Bahia em regiões periféricas, com renda familiar per capita inferior a R$ 808,00 por mês, que estão em fase inicial do negócio ou que tem uma ideia de negócio e desejam empreender.

Serão realizadas 12 turmas ao longo de um ano, em diferentes bairros da capital baiana e região metropolitana. As inscrições para as turmas 01 vão até o dia 14 de agosto e para  a turma 02 até 21 de agosto e podem ser realizadas através do site:  brasilmaisba.conaje.com.br. Nas duas primeiras turmas, as vagas são limitadas a 35 participantes.

O projeto acontece em duas fases, orientado pela metodologia “By Necessity”, criada pela Agência Besouro de Fomento Social. A primeira conta com aulas presenciais, onde os participantes aprendem sobre atributos empreendedores, funções administrativas, conceitos de mercado, recursos humanos, finanças, marketing, vendas, entre outros temas, além de criarem um plano de ação e receberem uma logomarca própria para seu negócio. A segunda etapa inclui um período de semi-incubação, onde os empreendedores contarão com o acompanhamento de consultores por 90 dias.

A Turma 01 acontece entre 21 e 25 de agosto, no bairro Doron e a Turma 02 entre 28 de agosto e 1º de setembro, em  Santa Cruz. “Para participar não precisa ser morador do bairro em que acontecerão as aulas, mas o inscrito tem que estar dentro dos critérios de idade, renda familiar, residência e perfil de negócio exigidos pelo edital”, afirma Marcos Rinaldi, responsável pela gestão do projeto.

O propósito do projeto é auxiliar os jovens a tirar sua ideia de negócio do papel tendo a oportunidade de gerar renda própria, dando também suporte a empreendedores que estão em estágio inicial oferecendo a oportunidade de melhorarem seus negócios.

O projeto é realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) em parceria, por meio de termo de fomento, com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo (SEMPE) vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e conta com a coordenação técnica da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA).