O vereador Átila do Congo (Patriota) encaminhou à Câmara de Salvador um projeto que prevê a criação de um portal da transparência através do qual pacientes poderão acessar a posição que ocupam em listas de espera para atendimentos de consultas, exames, cirurgias ou outros procedimentos realizados por unidades de saúde do município. O texto foi publicando na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial do Legislativo (DOL).
Conforme a proposta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fica responsável por fornecer as informações de espera ao paciente, através de um cadastro individual em sistema de internet. O vereador justifica a proposição argumentando que o projeto ajudará manter transparência na saúde pública do município, permitindo que a população participe e fiscalize a administração pública. Além disso, os pacientes poderão se preparar com antecedência para receber o atendimento público.
A proposta segue para apreciação da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social e votação no Plenário da Câmara.