Vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT) quer mudar o nome da Praça Visconde de Cairu, no Comércio, para Praça Maria Felipa. A proposta está no Diário Oficial da Câmara Municipal de Salvador de hoje (3).
O quase 'desomenageado' Visconde de Cairu foi um político, publicista e jurista, brasileiro. Foi nomeado assessor direto do príncipe-regente, D. João, para assuntos econômicos.
Já Maria Felipa é considerada uma heroína da independência da Bahia. Recentemente, a prefeitura de Salvador inaugurou um monumento ao lado do Mercado Modelo, em Salvador, no qual olha para Itaparica, onde viveu, e vigiou os portugueses.
Historiadores, a exemplo de Jaime Nascimento, contestam a existência de Maria Felipa. “Já me acusaram de ser um negro desconectado de sua realidade [por defender que Maria Felipa não existiu]. Razão pela qual, eu trouxe aqui diversas coletânea, que tem sido o meu, digamos, compromisso social étnico, que é resgatar a história personagens negros com protagonismo na narrativa. Eu não sou um negro desconectado de sua realidade. Eu só não sou um farsante, e eu acho que se tem que dar importância, ressaltar e dignificar a quem realmente fez. Manuel Querino, Teodoro Sampaio, Luís Gama", disse o pesquisador, em entrevista ao Metro1.