Bahia

Em Assembleia, trabalhadores em postos de combustíveis não aprovam proposta patronal

A decisão foi tomada em Assembleia, após a reunião, no Posto Mataripe, no bairro do Bonocô.

Divulgação
Divulgação

Os trabalhadores em postos de combustíveis da Bahia não aprovaram proposta patronal apresentada nesta na última quinta-feira (27), em mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho (SRTE). A decisão foi tomada em Assembleia, após a reunião, no Posto Mataripe, no bairro do Bonocô.

O sindicato patronal não aceitou uma das pautas dos trabalhadores, que é a remuneração dos domingos e feriados. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), Antonio José dos Santos, afirmou que “a atitude dos patrões demonstra, mais uma vez, o descaso como tratam as relações de trabalho com nossa categoria. Não valorizam nosso trabalho e nem oferecem nenhum benefício, só pensam nos altos lucros e não olham o lado social que ajuda a enriquecer suas empresas; não fazem nada para beneficiar os trabalhadores e trabalhadoras".

Para Eduardo Silva, secretário geral do Sinposba, não é possível aceitar a não remuneração do trabalho aos domingos e feriados. "Nossa categoria não possui nenhum benefício, é considerada essencial e não deixou de trabalhar na pandemia um só dia, agora na hora do reajuste e reconhecimento os patrões se mantém intransigentes, não valorizando nosso trabalho e nem os trabalhadores", disse.

Uma nova mediação ficou agendada para a próxima terça-feira (1º), às 9h30, na sede da SRTE. A Diretoria do Sinposba se reúne, nesta sexta-feira (28), para avaliar os rumos do movimento da Campanha Salarial 2023/2024 e a nova mediação do dia 1º de agosto.