Durante uma live ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quinta-feira (27), a primeira-dama Janja da Silva reprovou o comportamento de alguns internautas que, durante a transmissão, estavam cobrando o governo federal pelo pagamento no piso da enfermagem.
No final da live, ela afirmou que o governo Lula (PT) respeita os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo uma comparação, sem citar nominalmente, da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A primeira-dama sugeriu que havia pessoas na transmissão “querendo semear o ódio e a discórdia”, e citou uma necessidade de cultivar o sentimento de união entre os brasileiros.
“Eu só vou dar um toque para o pessoal que está falando da enfermagem, da enfermagem. Eu acho que, se tem um governo que respeita o SUS e respeita todos os profissionais do SUS, médicos, enfermeiros, atendentes de enfermagem, todo mundo que trabalha na área da saúde, é o presidente Lula é esse governo. Não caio nesse (…) a gente sabe que tem muito pessoal aí querendo semear o ódio e a discórdia, mas, se a gente tem o governo que respeita realmente os profissionais do SUS e todos os profissionais da área da saúde é esse governo”, disse a primeira-dama.
No último dia 14 de julho, segundo o Estadão, o Ministério da Saúde informou que está trabalhando para implementar o piso nacional da enfermagem no contracheque dos profissionais a partir de agosto.