Bahia

Praça Cairu ganha monumento em homenagem a Maria Felipa

A escultura mede três metros e possui um Qr code em sua estrutura, que permite aos apreciadores do monumento conhecerem mais sobre a história da guerreira baiana. 

Secom/PMS
Secom/PMS

A praça Visconde de Cairu, no bairro do Comércio, ganhou na manhã desta quinta-feira (27) um monumento em homenagem a Maria Felipa, uma das heroínas da independência do Brasil na Bahia. A homenagem foi instalada no local pela Prefeitura de Salvador, encerrando o cronograma da prefeitura em comemoração do 2 de julho. 

A escultura foi criada pela artista plástica Nádia Taquary, mede três metros e possui um Qr code em sua estrutura. O mecanismo faz parte do projeto Reconectar, e permite aos apreciadores do monumento conhecerem mais sobre a história da guerreira baiana. 

“Esse monumento é um reconhecimento ao exemplo de coragem e de força da mulher negra baiana. Representa a principal homenagem que Maria Felipa recebe em Salvador nesses 200 anos. A resistência de Maria Felipa, expulsando definitivamente os portugueses do solo baiano, será para sempre lembrada", disse o prefeito Bruno Reis (União).