Após fazer uma campanha nas redes sociais para convocar seus eleitores para acompanhar a estreia da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo Fifa 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (25) que só viu o primeiro tempo do jogo do Brasil contra o Panamá.
Durante a live ‘Conversa com o Presidente’, o jornalista e apresentar Marcos Uchôa comentou sobre a partida. “O senhor viveu um pouquinho, ontem, com a seleção brasileira feminina, você juntou um timaço de mulheres, Janja esestava, ministras estavam. Enfim, foi uma alegria. O quatro a zero foi coisa já boa”.
Foi quando o presidente respondeu: “Eu assisti só meio tempo, que era muita mulher e eu sozinho de homem, então eu resolvi me mancar”, respondeu.
A seleção brasileira ganhou de goleada de 4 a 0, com três gols Ary Borges e um tento de Bia Zaneratto. O Brasil entrou em campo contra o Panamá na última segunda-feira, às 8h, pelo horário de Brasília, no estádio de Adelaide, na Austrália.
Lula convocou a maioria das ministras do governo, mais as presidentas dos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) para acompanhar, do Palácio da Alvorada, a partida de futebol. A primeira-dama, Janja da Silva, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também acompanharam a partida.
Antes mesmo da partida terminar e com os quatro gols marcados, Janja postou um vídeo nas redes sociais com as ministras comemorando a vitória do Brasil. E, fazendo referência a plateia, escreveu: “Mulherada pé quente”.
A assessoria de imprensa da presidência da República divulgou várias fotos das mulheres comemorando do Palácio da Alvorada. Em seguida, divulgaram algumas fotos de Lula com elas. O petista estava vestido com o macacão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Lula não foi o único homem do Executivo federal a admitir que não viu a partida por completo. Na última segunda-feira (24), questionado pela reportagem de O TEMPO Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “só viu um pedacinho”. Porém, não explicou a razão. Pela agenda oficial de Haddad, o primeiro compromisso dele à frente da pasta estava agendado para às 11h30, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto.