A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) disse em entrevista ao portal Salvador FM que tem articulado o apoio de forças políticas da base do governador Jerônimo Rodorigues (PT) para liderar uma chapa na disputa pelas eleições municipais de 2024. A afirmação ocorreu na última terça-feira (18), durante a assinatura de protocolos de intenções e inauguração da Sala de Cidades e Estados, em Lauro de Freitas. Além de deputados estaduais e federais, a ocasião reuniu o governador da Bahia, secretários de estado, prefeitos de municipios baianos e postulantes ao Palácio Thomé de Souza.
"Estou num processo de busca de encabeçar uma chapa com o conjunto das forças políticas que apoiam o governador Jerônimo, seja a Federação [PCdoB, PV, PT], o PSD, o PSB da Lídice [da Mata]. Enfim, todos os partidos que estão no campo. Eu tenho dito e reinteirado: o PcdoB tem trabalhado para a unidade do campo de apoio ao governador Jerônimo. A gente ganhou a eleição com Jerônimo por termos unidade, não por estarmos fracionados em diferentes candidaturas. Para Salvador, acrecito que a fórmula deva ser também na diversidade e entendendo que Salvador precisa, sim, ter um candidatura de mulher e negra que dialogue com a cidade real", defendeu a deputada.
Santana foi a sexta deputada estadual mais votada nas últimas eleições, com 92.559 votos. Foi secretária de Educação e Cultura de Salvador, dirigiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia. Foi vereadora por mais de 10 anos. Na última semana, movimentos sociais manifestaram apoio à candidatura da deputada à prefeitura de Salvador.