Bahia

Projeto Cores do Amanhã conscientiza jovens estudantes sobre Respeito às Diferenças em Salvador

Iniciativa sociocultural realizou oficinas sobre a temática com professores de escolas públicas do município

Horizonte/Divulgação
Horizonte/Divulgação

A primeira etapa do projeto social Cores do Amanhã aconteceu na última quarta (12), em Salvador. Com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Instituto CCR, o projeto prevê várias etapas, e após as oficinas e criação das ilustrações, os desenhos passam por uma votação popular.

Cada instituição terá um desenho vencedor, que servirá de inspiração para a pintura de seu muro, e será divulgado por meio de um livro distribuído nas escolas, além de vídeos do making off. 

“Nosso desejo é que o tema inspire a reflexão dos alunos sobre a importância de respeitar às diferenças, apreciando a principal riqueza da humanidade: a diversidade entre os povos. Esperamos que os professores incentivem os estudantes a criar ilustrações que promovam o autocuidado para toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.

O tema do projeto relaciona duas importantes metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas e previstas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São elas: 

Educação de qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 

Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 

“Com o projeto, queremos fomentar o respeito ao próximo, em uma ação que irá unir estudantes e professores nas atividades de pintura coletiva. O Cores do Amanhã tem a proposta de utilizar a arte para a transformação social das pessoas, além da inclusão e da diversidade”, afirma Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.