Esporte

Brasil chega ao Mundial de Esportes Aquáticos; competição começa nesta sexta (14)

Uma das promessas brasileiras para o campeonato é a soteropolitana Ana Marcela Cunha, que está recém-recuperada de uma cirurgia no ombro.

Jonne Roriz/COB
Jonne Roriz/COB

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos 2023 começa nesta sexta-feira (14), em Fukuoka, no Japão. Para a competição, que vai até o dia 30, o Brasil conta com 43 atletas.No total, cinco modalidades fazem parte da disputa: natação em piscina, em águas abertas, saltos ornamentais, nado artístico e polo aquático.

Uma das promessas brasileiras para o campeonato é a soteropolitana Ana Marcela Cunha, que está recém-recuperada de uma cirurgia no ombro. Ela é atual campeã olímpica na maratona aquática dos 10km e sete vezes campeã mundial e diferentes distâncias da modalidade. A nadadora baiana fará sua estreia no primeiro dia de competição, às 20h (horário de Brasília). Para a prova, o país conta ainda com a gaúcha Viviane Jungblut.

OUTROS BRASILEIROS NA COMPETIÇÃO

Outro destaque brasileiro para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos 2023 é o carioca Guilherme Costa. Com 24 anos, o jovem é Bronze no Mundial de 2022, nos 400m livre.

Já nos 200m livre, outro gaúcho ganha destaque. Fernando Scheffer tentará aparecer novamente entre os primeiros na final, como fez nos Jogos de Tóquio 2021, quando ficou com o bronze.

Na Plataforma, modalidade dos Saltos Ornamentais, a carioca Ingrid Oliveira, que foi quarta colocada em 2022, tentará alcançar o pódio.

Medalha de bronze em Tóquio, o veterano Bruno Fratus, de 33 anos, preferiu não disputar a seletiva para o Mundial para aprimorar a recuperação de uma cirurgia no ombro e é o principal desfalque da equipe.

DE OLHO NOS JOGOS OLÍMIPICOS DE PARIS 2024

Além das medalhas, o Brasil tem um outro objetivo durante a competição: conquistar vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nos Saltos Ornamentais serão 60 vagas em disputa, as provas de águas abertas (5km e 10km) darão seis vagas, no polo aquático serão quatro passaportes para a Olimpíada.