Os setores de turismo e negócios da Bahia devem ficar ainda mais movimentados nos próximos anos. Isso porque o governo do estado iniciou as tratativas para a construção de um novo aeroporto internacional na cidade de Santa Cruz Cabrália, município localizado no extremo-sul. A informação foi concedida ao Portal Salvador FM pelo secretário de Turismo (Setur), Maurício Bacelar, durante abertura da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores (SuperBahia), na noite de terça-feira (11), no Centro de Convenções de Salvador.
Segundo Bacelar, as negociações para a construção do novo aeroporto internacional na região conhecida como Costa do Descobrimento estão sendo mediadas na Bolsa de Valores pelo titular da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Sérgio Brito. Ainda conforme o secretário, a nova estrutura aeroportuária deve melhorar a conectividade entre os municípios baianos e as chegadas internacionais.
“A construção do aeroporto na Costa do Descobrimento é uma necessidade. O atual aeroporto de Porto Seguro está com a sua capacidade de operação totalmente esgotado, e aí o governo do estado está na bolsa de valores, acompanhado pela Secretaria de Infraestrutura, para fazer uma licitação de concessão do direito de construção e de operação de um aeroporto internacional na Costa do Descobrimento, no município de Santa Cruz de Cabrália, o que vai implementar bastante o turismo da Costa do Cacau, da Costa do Descobrimento e da Costa das Baleias”, revelou.
Costa do Cacau
Também presente no evento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) sinalizou que o aeroporto da Costa do Descobrimento já passou pela primeira etapa na Bolsa, e a construção de outra estrutura aeroportuária, esta, na região Sul da Bahia, conhecida como Costa do Cacau, está em tratativa com lideranças locais e com o governo federal. O relevo acidentado, no entanto, tem dificultado a identificação do local de implantação, mas a expectativa é de que a estrutura esteja entre Ilhéus e Itabuna.
“Nós estivemos hoje [segunda] e ontem [terça] dialogando com os prefeitos que demandaram isso, vamos ter uma reunião com o Governo Federal. Marcus Cavalcanti está medindo isso pela Casa Civil. Espero que a gente encontre uma saída. O aeroporto de Ilhéus está passando por uma reforma, melhorando, ampliando. Mas ali há quem diga, inclusive, que a pista não tem problema, é muito mais complicado as construções no entorno dele, e nós vamos continuar trabalhando”, disse.
Conforme o governador, a expectativa é de que a estrutura da Costa do Cacau seja utilizada tanto para a chegada de turistas ao estado, quanto para a logística de districuição comercial.
"Eu tenho certeza que ali não é só para transporte de pessoas. É também de cargas. Claro que a gente fica na expectativa de que o setor tanto atacadista quanto varejista possa se usufruir tanto das ferrovias, das rodovias e aeroportos", pontuou.