Política

Partido que apoiou Bolsonaro em 2022 pode ter nome integrando base de apoio a Lula; saiba quem

Cúpula do Republicanos decidiu consultar governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a questão

Montagem | Ricardo Stucker/PT e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Montagem | Ricardo Stucker/PT e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Partido que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022, o Republicanos pode ter um de seus nomes integrando a base de suporte ao governo Lula (PT). Para isso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi consultado pela cúpula da legenda.

Isso porque, de acordo com a CNN Brasil, há negociações avançadas para que o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ingresse na Esplanada dos Ministérios. O aceno foi dado para o cenário se concretize. O presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), autorizou a aproximação com o Planalto, condicionando as articulações à manutenção do status do partido como “independente”.

Com relação a Tarcísio, a conversa indica que o movimento está sendo avaliado com cuidado, mas não travado. Uma das possibilidades discutidas com Tarcísio de Freitas foi a de Silvio Costa Filho se licenciar da legenda para assumir o Ministério do Esporte.

Contudo, esse caminho não interessa nem ao Planalto e nem ao parlamentar pernambucano. A estratégia que vem sendo desenhada é de que Lula convide o deputado como uma “indicação pessoal”, uma vez que há preocupação do republicanos em não causar ruído com o eleitor de direita para evitar ataques de bolsonaristas e do PL.