O alerta da Marinha do Brasil sobre uma ocorrência de ressaca com ondas altas se concretizou em Salvador. Na noite de quinta-feira (6), as praias da capital baiana apresentaram mar agitado. No bairro da Ribeira, na Cidade Baixa, moradores flagraram o momento em que uma uma onda bate na mureta e atinge a rede elétrica (vídeo abaixo).
De acordo com o comunicado emitido na quarta-feira (5) pela Marinha, o fenômeno ocorre pela persistência de ventos intensos de sudeste. Ainda segundo previsto, as ondas alcançariam até 2,5 metros de altura.
A semana em Salvador é marcada por temperaturas baixas e ventos fortes. Na terça-feira (4), a capital registrou a menor temperatura do ano, com 20,6°C e rajadas de vento de 35,6 km/h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento, do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), as rajadas ocorrem em função de um sistema de alta pressão que está sobre o Oceano Atlântico Sul e, em acréscimo, devido a influência da passagem de uma frente fria.
Ressaca deixa mar agitado e onda atinge rede elétrica na Ribeira pic.twitter.com/ZXgyTLE21b
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) July 7, 2023